19 de jul. de 2009

SEGURANÇA É UM SENTIMENTO

Esse talvez seja um dos textos mais polêmicos que publiquei no blog Ergotriade. Gerou discussões fervorosas e por isso o escolhi para inaugurar esse blog. Um blog dedicado à exposição de diferentes pontos de vista sobre tudo o que nos cerca.


Vamos nessa. Abraço!!!







Segurança é um sentimento.

Isso mesmo, segurança um sentimento. Um sentimento como outro qualquer, assim como é a alegria, a tristeza, a raiva. Simplesmente um sentimento! Calma - filosofias a parte - vou explicar: Segurança é um sentimento que, como qualquer outro, varia de pessoa para pessoa. Em segurança do trabalho, por exemplo, é muito comum nos depararmos com pessoas trabalhando em locais elevados sem o uso de cinto de segurança. O risco de queda é iminente e as conseqüências podem ser graves, no entanto, o trabalhador ignora o alerta, e sempre dá as mesmas justificativas: “é rápido, já vou descer”; “fique tranqüilo, eu sei o que estou fazendo” ou ainda “eu sempre fiz assim e nunca me aconteceu nada”. Nesse exemplo, é clara a diferença de sentimentos diante de uma mesma situação. O profissional que está lá em cima, sem cinto, sente-se seguro. Não acredita que possa cair e até morrer. Já o profissional que está embaixo, olhando aquela situação, se desespera, pois sente-se terrivelmente inseguro diante de tal situação.

E é exatamente por isso que digo que a segurança só é levada a sério se a pessoa estiver com esse “sentimento” alinhado com um padrão correto de segurança, o que, muitas vezes, não acontece. Trabalhar zelando pela segurança das pessoas e do patrimônio é bastante difícil. Temos que lidar com sentimentos diferentes e, muitas vezes, desalinhados com o padrão.

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom esse texto,professor Rodrigo!
Concordo plenamente que Segurança seja um sentimento,e um sentimento muitas vezes não compreendido!
Eu sempre brinco com os funcionários da empresa em que trabalho,que sou como a mãe deles,porque eu me preocupo e ajo como se eu realmente fosse!
Pronto!Aqui está o meu ponto de vista. ( Marina - TSAN108 )

Rodrigo Cirino de Souza disse...

Muito bem garota. Fico feliz que o mercado esteja ganhando mais um profissional com uma visão diferenciada de segurança. Sucesso para você e obrigado pela colaboração!

Unknown disse...

Muito bom.